“en viager” – um produto imobiliário com forte crescimento em França!

Já alguma vez pensaram na possibilidade de comprar uma casa que só será vossa quando o seu proprietário morrer?

A ideia pode parecer estranha, mas este é um negócio em forte crescimento, em França. Chama-se “en viager” e basicamente  consiste no seguinte:

Normalmente existe um valor de entrada (a que chamam bouquet) cujo valor depende da idade do proprietário – será tanto mais elevado quanto mais velho este for, ou seja, casas com um proprietário de 60 anos têm valor de bouquet de 20 a 30% do valor real do imóvel, enquanto que se tiver mais de 80 anos, o valor ascende aos 50-60%. A acrescer ao bouquet existem mensalidades que podem variar entre os 300-400€ e os 2500-3000€ e que são, obrigatoriamente, pagas até à morte do proprietário.

A introdução deste produto imobiliário gerou uma forte polémica, em França; isto porque o negócio se baseia na morte do proprietário, ou seja, o comprador fará tanto melhor negócio, quanto mais rapidamente o proprietário morrer. Por outro lado, é verdade que a venda nestes termos permite, às pessoas de idade, reconverterem o valor do seu património ainda em vida, em benefício próprio, aumentando consideravelmente a sua qualidade de vida. O comprador corre o risco. Pode comprar uma casa por metade do preço – se pensarmos no valor imobiliário em França, isto pode representar facilmente um ganho de 200 a 300 mil euros em 10 anos, ou poderá perder dinheiro, se o proprietário contrariar as probabilidades e viver mais do que 100 anos.

As características deste tipo de produto são de tal forma particulares que a apresentação do imóvel é feita com base nas propriedades do mesmo, bem como informações relativas ao estado de saúde do proprietário. Quer isto dizer que bouquet e mensalidades serão tanto mais elevadas quanto maior for a probabilidade de morte: idade, doenças, esperança média de vida da ascendência,…

Deixo-vos toda a informação.

 

One response to ““en viager” – um produto imobiliário com forte crescimento em França!

  1. Francamente, inventam cada coisa!
    O jogo da morte, adoçado com termos como Bouquets. Só conheço os de flores e de rosas vermelhas apaixonadas.
    Para mim não dá, tenho uma casa recheada e amontoada de memórias de uma vida intensa, com que vivo diariamente quando não viajo.
    O mais feio e que mais gosto é o cadeirão do Soba. Duas tábuas de pau preto esculpido que se entrelaçam e comprei com um garrafão de vinho, nos tempos de tropa em Angola.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s