Pouco tempo depois de estar a viver em França, falaram-me das “Cinque Terre” – Património da Unesco e de visita obrigatória. Nunca tinha ouvido falar de tal “destino” e é bem verdade que preferi outras paragens a essa, ao longo dos quase três anos que estou a viver aqui. O que é perto parece (quase) sempre menos interessante!
Mas “mais vale tarde que nunca” e no fim-de-semana passado passei uns dias na Ligúria – a província de Itália que faz fronteira com França e que correponde à Riviera italiana. A estrada nacional SS1 parte de Menton – última cidade de França, entre Mónaco e Itália, e continua ao longo da costa passando nas diversas vilas costeiras da riviera italiana: Dolceacqua, SanRemo, Impéria, Savona,… até Génova.
Génova é uma cidade portuária. Não vou escrever sobre a sua história ou influência marítima. Nem mesmo sobre Cristovão Colombo. O que mais gosto em Génova são as ruas labirinticas, as igrejas lindissimas a cada esquina, as lojinhas, os cafés, as esplanadas, os restaurantes… os gelados artesanais e os capuccinos.
As Cinque Terre são cinco pequenas vilas “encaixadas” em vertentes acentuadas, unidas por trilhos e por uma linha de comboio. Optei por deixar o carro em Levanto e apanhar o comboio. No que toca a alojamento há quem prefira ficar fora das cinque terre – em Spezia (a sul) ou em levanto (a norte). Eu sou daquelas pessoas que gosta de ficar “sur place”. Estes locais costumam ter uma identidade muito própria antes e depois da enchente de turistas – o nascer e pôr do sol são imperdíveis – pelo menos para mim.
Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore é um espaço de facto único. Para mim, um misto das paisagens e vilas aqui da Côte d´Azur com os cheiros da minha aldeia, nas margens do Castelo de Bode. As oliveiras serpenteiam as vinhas, num cenário colorido por flores tantas de primavera. As ruelas labirinticas continuam-se em trilhos que nos fazem descobrir a próxima aldeia. As vertentes escarpadas terminam-se num azul sereno que convida a um passeio de barco ou de kayak.
E foi tão bom :)!
bonitos registos fotográficos
GostarGostar
Obrigada Nelson :)!
GostarGostar
lindoooooo adorei 🙂
GostarGostar
🙂 obrigada Ana. É muito bonito sim. Espero que fotos façam justiça.
GostarGostar
Belo, bela, bellissimo, bellissima !
GostarGostar
🙂 grazie
GostarGostar
GostarGostar
Que bonito! As fotos são lindíssimas!
GostarGostar
Que beleza!
Adorei! ❤
GostarGostar